A primeira etapa da construção da ciclovia no campus da UFSM está em fase de conclusão. São 2,5 mil metros de extensão destinados para ciclistas, pedestres e demais transeuntes não-motorizados, ou seja, a pista é multiuso. Ainda faltam algumas intersecções com ruas dentro do Campus e a sinalização vertical e horizontal da via. O investimento, até o momento, foi de R$ 810 mil.
Além de facilitar a locomoção dentro do campus e fomentar a prática do esporte, a faixa está sendo pensada também como forma de transporte seguro para os acadêmicos dentro do campus, é o que afirma o pró-reitor de Infraestrutura Eduardo Rizatti.
Em uma segunda etapa, a intenção é construir refúgios dentro do trajeto para que as pessoas possam conversar sem atrapalhar o fluxo. Além disso, consta nessa etapa a ampliação do trajeto e a implantação de bicicletários. Segundo Rizatti, as formas de utilização estão sendo discutidas em função da locação e devolução das bicicletas. Para as próximas etapas, a expectativa é de que patrocinadores possam colaborar na conclusão do projeto.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da UFSM